O QUE É?
“TDL significa Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.
Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, podendo apresentar também problemas para entender o que as pessoas dizem.
Aproximadamente duas em cada 30 crianças têm TDL.”
COMO TRATAR?
Uma vez que o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem é uma condição de instalação precoce quanto mais cedo seja iniciada a intervenção mais favorável será a evolução da criança. Os familiares são fundamentais na estimulação, uma vez que as pesquisas apontam o ambiente do lar como influenciador fundamental do desenvolvimento cerebral, afetando os componentes cognitivos e de linguagem. Sendo assim, propiciar um ambiente estimulante é colaborar para o desenvolvimento da sua criança. O papel do fonoaudiólogo é também de orientação quanto ao processo de estimulação.
PARA QUEM É INDICADO?
Crianças que apresentam, em maior ou menor grau, dificuldades relacionadas a todos os subsistemas da linguagem: fonologia, léxico, gramática e pragmática. E o desempenho escolar também aparece prejudicado, principalmente no que diz respeito às habilidades de consciência fonológica e à memória de curto prazo.
CNPJ: 25.275.741/0001-06